segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bienal do livro de Minas / Dia internacional do livro


No dia mundial do livro, gostaria de deixar uma postagem de sentido duplo. O primeiro é divulgar a Bienal do livro que ocorrerá aqui em Belo Horizonte do dia 18 ao dia 27 de Maio. O segundo é deixar registrado aqui algo para esse dia que não é exatamente um feriado, mas é tão importante para alguns quanto se fosse.
Todo mundo sabe a importância de se ler um livro e por isso não irei falar os motivos mais clichês que todo mundo usa para definir a importância da leitura. Falarei então das importâncias do livro em si. Um livro é mais do que um amontoado de páginas de papel. É um objeto mágico que carrega em si um mundo paralelo criado pela mente de um autor e que possibilita a alguns leitores viver uma aventura indescritível. Uma grande vantagem do livro é a de proporcionar entretenimento sadio e criativo, pois a Televisão, por exemplo, dá tudo pronto para o espectador. Já o livro traz a possibilidade de abrir a imaginação das pessoas e criar algo do jeito que preferirem.
Um livro não se constrói sozinho. Precisa de um autor para criar, um ilustrador para dar polimento e várias pessoas para torna-lo físico. Lendo o livro “O mistério da fábrica de livros” do Pedro Bandeira, os mais leigos no assunto podem ter uma ideia de como um livro é feito. Portanto, sempre que pegar em um livro. Independente de qual seja, lembre-se sempre de que você está segurando a vontade de um autor, seja ele nacional ou internacional, de fazer a diferença na vida das pessoas de alguma maneira. Você respeita a televisão, você respeita o rádio, então respeite também o livro que é um poderoso vínculo de cultura. A Literatura é mais poderosa do que se imagina. Ela pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
 
A intenção desse livro é a de mostrar que a produção de um livro deve ser tão valorizada quanto qualquer outra profissão, pois é tão árdua quanto.
Dose tripla de imagens que achei na Net para ilustrar essa postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário