domingo, 4 de agosto de 2013

Um Sonho a Mais



Para realizar essa resenha farei uma pequena divisão aonde falo primeiro da minha opinião sobre a obra como leitor e depois conto um pouco da minha ligação com a autora.
Fabiana Andrade é uma jovem estudante de dezessete anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça.
Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixa-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um Sonho a Mais” uma leitura divertida e viciante.

Essa sinopse que se encontra na parte de trás do livro só prova que ele realmente cumpre o que promete e muito bem. “Um Sonho a Mais” é um romance estudantil e jovial sem exageros ou demasias que realmente consegue instigar nossa curiosidade para ler um pouquinho a mais do que pretendemos. Logo na página que antecede a história nos deparamos com o seguinte trecho:
Eu tinha um sonho e toda minha vida planejada de forma a não falhar. Tinha um bom amigo que entendia minhas necessidades e nunca havia me decepcionado. Até que conheci alguém, apaixonei-me por esse alguém e acreditei firmemente em tudo o que dizia.
Decepcionei-me.
Ao tentar interpretar essa frase já nos preparamos para uma possível revelação de grande importância. Algum personagem seria duramente desmascarado em um ponto próximo ao fim, é o pensamento que se forma. Então já vamos logo formando um mau juízo desse determinado personagem, sendo que a verdade é outra. Pessoalmente achei esse um truque muito bem bolado pela autora. No decorrer da leitura nos deparamos com Fabiana, uma garota obstinada e decidida que tentando não se envolver emocionalmente para não ter o foco de seu grande objetivo desviado acaba sendo “pega” por seu coração adolescente. Ela se apaixona por Dane na mesma época em que seu melhor amigo é expulso da escola. Também tem a iniciação da amizade com Mel, a irmã de Dane.
O que mais gostei na Fabi foi o lado humano dela. Nos momentos de maior percalço, ela não apenas reconheceu seus erros como também aprendeu com os mesmos. Também gostei do fato de ela aceitar sua inexperiência em determinados assuntos. Ao invés de tentar bancar a “madura”, admitia não saber direito como agir a algumas situações.
Em alguns momentos enquanto lia o livro foi meio que inevitável não me lembrar de outros livros dos quais também gosto muito. São eles, “A Marca de Uma Lágrima”, “Amor Impossível, Possível Amor”, ambos do autor Pedro Bandeira e também do livro “Soul Love - À noite o Céu é perfeito” da autora Lynda Waterhouse. Não que “Um Sonho a Mais” seja igual a esses outros títulos, mas sim por ele ter me passado uma sensação semelhante. O clima do romance juvenil e o mistério envolvendo alguns personagens é um dos exemplos que posso citar.
O livro em si possui uma história bastante sadia e facilmente assimilável. Não tem nenhuma grande lição de moral por trás de tudo e a narrativa em primeira pessoa nos guia para os acontecimentos e revelações junto da personagem principal, Fabiana. Tenho quase certeza de que muitos dos leitores (principalmente as meninas) poderão facilmente se identificar com a jornada da personagem.
 No mais não dá para falar muito sem causar Spoiler. Então só me resta mesmo é recomendá-lo. Se você procura um romance leve e sensível que desperte sua curiosidade, esse é o livro. Para os curiosos de plantão, a história de Fabi não se encerra aqui. Ela se estende para o livro “Pra Vida Toda”.

Bem, agora deixe-me falar um pouco mais sobre a autora, Nanda Meireles. Começamos a nos comunicar graças a rede social voltada para livros, Skoob e a esse Blog que vocês estão lendo. Tudo começou pouco tempo depois que criei o Blog do Silvaerrado. Mais precisamente quando postei a resenha do livro “A Marca de Uma Lágrima” (livro também citado acima e que é um dos meus favoritos. Para quem quiser lê-la, clique aqui.). Assim como muitos blogueiros eu divulguei meu blog no Skoob para os amigos. Acontece que a Nanda leu a minha resenha e gostou tanto que fez um comentário na postagem. A partir daí acabamos nos identificando graças a nossa opinião sobre o livro.
Naquela mesma época eu já estava tentando publicar meu livro “Coração Paterno”. Descobri que a Nanda estava próxima de lançar seu primeiro livro “Um Sonho a Mais”. Com a troca de recados e descobrindo um pouco mais um sobre o projeto do outro acabamos nos tornando amigos de verdade. Desde o inicio ela se mostrou ser cordial, amigável, simpática e altamente gentil.
Ainda naquela época naturalmente eu também procurei formar amizade com outros autores que trabalhavam de forma independente ou não. Fiz isso mais pela troca de experiências e aprendizado do que por qualquer outro motivo. Já ciente das dificuldades que poderia enfrentar procurei tentar ao menos me juntar a outros que estivessem passando por situações semelhantes a minha para que pudéssemos nos fortalecer. Infelizmente muitos outros autores (principalmente autoras) entenderam tudo errado e preferiram manter seus círculos de amizade profissional mais fechado do que um ovo.
Mas enfim, deixando isso de lado e voltando a falar da Nanda. Por alguma razão senti como se a conhecesse há muito tempo. Para mim era como se ela tivesse sido uma colega de escola, já que temos a mesma idade. Em momento algum tentei me aproveitar da situação para tentar me promover ou ser beneficiado por alguma editora por influência dela. Sempre tentei alcançar meus objetivos com meu próprio esforço.
 Como o livro dela foi lançado antes do meu acabei pedindo alguns conselhos para publicar meu trabalho. Foi uma troca bem saudável e produtiva. Sempre apoiamos um os projetos do outro mesmo antes de lermos um o livro do outro. Tempos depois quando publiquei “Coração Paterno” a Nanda foi uma das pessoas que mais me incentivou e apoiou. E é com grande satisfação que hoje digo que apesar das dificuldades de ser um autor independente, um dos grandes prazeres que tive foi o de conhecê-la e tê-la como amiga. Mesmo sem nunca termos nos visto pessoalmente sempre confiamos na veracidade das palavras que trocamos.
A Nanda também me ajudou muito com a divulgação do meu livro. Para se ter uma ideia ela não apenas o leu como também foi uma das primeiras pessoas a resenhar “Coração Paterno”. Interessados em ler essa resenha cliquem aqui. Por fim, em meio a toda essa troca de favores, eu acabei demorando para comprar o livro dela. Acreditem, não foi proposital, foi mesmo uma distração da minha parte. Sei que como autora ela me entende. É que quando nos envolvemos na criação de uma nova obra acabamos nos dispersando demais de outras obras literárias.
Enfim, como diz o ditado, nunca é tarde demais para se fazer algo. E depois de tanto tempo, acabou surgindo a oportunidade que esperei para comprar “Um Sonho a Mais”. Uma das coisas que mais gostei por ter feito a compra foi a dedicatória deixada pela própria autora. Mas não se enganem ela não escreveu nada a mais do que escreveria para qualquer um de seus leitores. Isso porque Nanda Meireles é uma autora bastante acessível não apenas para os leitores que pretendem comprar seus livros, mas também para qualquer pessoa que esteja interessada em conversar sobre Livros e Literatura.
Tenho que dizer que uma das vantagens de se comprar um livro diretamente de um autor (principalmente os independentes) é justamente essa acessibilidade. Quando se vai a uma grande livraria e se compra um livro qualquer de um autor contratado por uma editora comercial, não se tem essa dedicatória e na maioria das vezes o único meio de consegui-la é procurando pelo autor em questão. Encontro esse que acaba ocorrendo somente em feiras de livros como as Bienais. Não posso deixar de citar o marca página bem original que ela mandou junto e que eu adorei de verdade. O que ela mesma chama de monstrinho. É um marca página completamente artesanal, possivelmente feito pela própria Nanda ou por uma de suas filhas.  Só o fato de ser algo artesanal já mostra o carinho que a autora tem por seus leitores. Eu pessoalmente também adoro fazer coisinhas artesanais para presentear amigos e leitores, pena que não são todos que entendam a importância desse ato. Não faço coisas artesanais por avareza, mas por tentar demonstrar um pouco de carinho e gratidão.Pois bem, se você não está interessado(a) em ajudar autores nacionais e independentes e desclassifica nosso trabalho pelo simples fato de termos pago para tornar nossos livros publicados, pensem no seguinte.  São vocês mesmos que estão perdendo. Perdem a chance de encontrar autores realmente talentosos escondidos pelo país, perdem a acessibilidade e consideração que não receberiam de outros autores e se prendem ao egoísmo. Bom, é isso. Desabafo a parte, só tenho a agradecer a Nanda pelo carinho e atenção que tem me dado e para finalizar preciso dizer só mais uma coisinha. Se vocês pensam que falei tão bem da autora por simples rasgação de ceda ou pelo simples fato de sermos amigos, podem ir mudando de ideia. Tudo o que disse é a mais pura verdade. Eu simplesmente ODEIO MENTIRAS e não preciso ficar usando delas para ser bem visto. Se duvidam da minha palavra então façam o seguinte, comprem os livros dela para tirar a prova. Para maiores informações da Nanda é só acessar:



P.S: A Nanda também foi a primeira autora entrevistada pelo meu Blog. Quem quiser conferir a entrevista na íntegra, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário