sábado, 6 de agosto de 2011

Pantera

Formada no início dos anos 80 o Pantera passou por várias mudanças consideráveis, desde o estilo musical até mesmo o vocalista, consolidando sua carreira a partir do Álbum “Cowboys from hell” de 1990. A banda lançou mais quatro álbuns depois desse, todos com hits marcantes. Até que em 2001 a banda se separou. Diferentemente dos famosos “Hiatos” nos quais várias bandas somem da mídia por um tempo e voltam depois de um longo descanso, o Pantera se separou sem anunciar fim ou retorno e em 2004 a possibilidade de retorno da banda foi reduzida consideravelmente a nunca após um fã (louco, retardado, idiota, FDP, diga-se de passagem) assassinou Dimebag Darrell, o guitarrista do Pantera que se apresentava com sua nova banda, o Damageplan.
No inicio da carreira, o Pantera possuía um som mais Glam e essa característica foi se perdendo com a entrada de Phil Anselmo em 1988, fazendo com que a banda assumisse um som mais pesado. Os demais integrantes são Vinnie Paul Abbott (baterista e irmão de Dimebag Darrell), Rex Brown (baixista) e o próprio Dimebag Darrell (guitarrista).
Eu conheci o Pantera quando tinha dezessete anos. Na época eu confesso que o som da banda não me agradou (sabe-se lá o porquê), o álbum que eu havia pegado emprestado com um amigo foi o "Official Live: 101 Proof" de 1997. Acho que o Grunge tinha uma influência tão grande em mim que me impedia de me interessar no som de outras bandas. Naquela época eu quase ganhei uma camisa do Pantera (eu disse quase).
Eu conhecia algumas músicas do Pantera, mas não me interessava tanto assim pela banda, apesar de gostar de alguns riffs. Então esse interesse foi sendo despertado com uma ajudinha do jogo Guitar Hero do PS2 e há uns dois anos eu comecei a procurar coisas sobre o Pantera. Os Álbuns que eu mais gosto são os lançados de 1992 até 2000, não me interessei muito nos Álbuns lançados nos anos 80. Os dois clipes que mais gosto da banda são os das músicas “5 minutes alone”, (acho demais a fotografia do vídeo, o jeito como as cordas dançam nos instrumentos e a maneira como a banda é mostrada. Um verdadeiro clipe de rock que consegue mostrar como uma banda de rock deve se comportar de verdade em um clipe) e “Revolution is my name” (onde a banda faz uma espécie de homenagem as bandas de rock antigas, muitas que podem até ter sido inspirações para os membros da banda). De verdade, eu acho esses clipes fabulosos.
Então chega de falar nessa banda incrível que infelizmente terminou e teve um acontecimento trágico envolvendo um dos mais ilustres guitarristas de todos os tempos, para ouvir e balançar a cabeça. Vejo vocês na próxima postagem que também fala sobre o Pantera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário