domingo, 2 de outubro de 2011

Redd Kross

Formada em 1978 pelos irmãos Steve e Jeff McDonald, o  Redd Kross é uma banda de rock que sobrevive até os dias de hoje sem importar se pertencem ao Mainstream ou Underground. A banda passou por várias formações tendo como membros fixos desde o início apenas os irmãos McDonald. Quando formaram a banda eles eram verdadeiros prodígios, pois assim como bandas como o Silverchair, iniciaram quando eram apenas guris de 11 e 15 anos.

A banda lançou ao todo seis álbuns de estúdio ao longo de trinta e três anos de carreira. O som da banda ficou mais bem definido a partir do álbum “Third eye” de 1990, mas ficou realmente conhecida com o álbum sucessor, “Phaseshifter” de 1993. Notavelmente pegando carona na cena Grunge formada na década de 90, o álbum possui alguns hits indispensáveis nos shows do Redd Kross, dentre eles a faixa de abertura “Jimmy’s Fantasy”, “Lady in the front row”, “Visionary” e “After school special”.
O último álbum de estúdio da banda foi lançado em 1997. “Show world” apesar de já não ter os mesmos integrantes do álbum anterior, permanece com a mesma sonoridade. Com as singles “Mess around”, “Secret life” e “Get out of myself”.

Após um jejum de mais de dez anos sem fazer shows, o Redd Kross retornou em 2006 com uma agenda de shows nova e lotada. O trabalho mais recente da banda é o DVD “A history lesson part 1” lançado em 2010. No decorrer da postagem eu coloquei algumas fotos do grupo para que vocês possam perceber como eles começaram bem novinhos e já estão bem velhinhos hoje em dia.


Confesso que conheci o Redd Kross através do clipe da música “Jimmy’s Fantasy” que rodou bastante na MTV e tem uma pegada totalmente Grunge. Quando eu adquiri internet em casa a primeira banda da qual eu fui tentar conhecer melhor o trabalho (além das que eu já conhecia) foi o Redd Kross. Na verdade todos os álbuns da banda são bem difíceis de se conseguir e a diferença sonora de um para o outro chega a ser gritante, mas o Redd Kross não se apega a estilos e modinhas, sendo sempre uma banda bastante experimental graças aos diversos projetos paralelos que os membros desenvolveram ao longo da carreira. Recomendo os álbuns “Phaseshifter” e o “Show world” porque são os que mais me agradaram com uma sonoridade bem punk. Abaixo deixo alguns vídeos legais da banda.

Esse muitos de vocês devem ter visto pelo menos uma vez na MTV há uns anos atrás.

Na verdade só coloquei esse porque ele me lembra quando adquiri internet em casa e estava aprendendo a explorar o Youtube.

Esse não é bem um Clipe oficial, mas é bem legal por causa da criatividade.


Eu queria colocar o Clipe dessa música que eu achei bem legal, mas não o encontrei no Youtube. Então fica valendo a versão live dela.

Esse também me lembra quando comecei a ter internet em casa.

3 comentários:

  1. Excelente banda, ninguém lembra do Redd Kross.
    Escrevi algumas poucas coisas sobre eles, dá uma olhada: californiasons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Descobri essa banda a pouco tempo e fiquei apaixonado com a sonoridade do grupo, é engraçado de todas as bandas que eu conheço dos anos 90 da cena de rock americana essa é concerteza uma das melhores porém hoje em dia eles são pouco lembrados. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelos comentários pessoal. Redd Kross realmente é uma boa banda que não foi valorizada na época de seu auge. É lamentável ver que no mundo da música rola tanto desequilíbrio. Enquanto muitas pessoas permitem que LIXO adentre a seus ouvidos, tantas outras gostam de MÚSICA DE VERDADE.

    ResponderExcluir