domingo, 29 de setembro de 2013

Despedida a MTV



Daqui há alguns dias a MTV Brasil transmigrará para a rede de canais á cabo. Quando recebi a notícia há alguns meses não fiquei tão surpreso. Assim como muitas pessoas fiz críticas do tipo “Já vai tarde”, ou “Não vai conseguir êxito”, mas ao ver os especiais marcando o fim dessa “Era” confesso que me sensibilizei um pouco com os relatos de Vj’s antigos e revendo os programas.
Na minha opinião os bons tempos da emissora ocorreram na década de 90, mesmo que eu tenha pego no fim. Os programas eram realmente bons e realmente traziam conteúdo. Meu primeiro contato com a MTV foi no iniciozinho de 1997. O primeiro programa que me prendeu foi “Garganta e Torcicolo” por ser uma espécie de jogo de vídeo-game. Colado a ele havia o Disk MTV. Nessa época já era a musa Sabrina Parlatore que o apresentava. O Disk era realmente um programa democrático e como minha formação musical se encontrava em seu inicio, eu acabava escutando muito do que não me agradava.
Foi na MTV que praticamente pirei com o clipe de “Do The Evolution” do Pearl Jam. Também foi em um “Fim de Semana Especial” lembrando os cinco anos de falecimento de Kurt Cobain que descobri que o Nirvana era de fato a minha banda favorita e declarei-me um fã assíduo da mesma. E mesmo conhecendo tardiamente o Grunge, ainda havia lugar para me informar cada vez mais sobre minhas bandas favoritas da época (Nirvana, Silverchair e Metallica).
No decorrer do ano 2000 vi o domínio das Boy Bands no cenário musical. Foi a primeira vez que pude perceber a desleal desvantagem que ocorria com os fãs de boa música. Ter telefone em casa era um luxo que poucas pessoas podiam se dar. Por isso muitas Patricinhas Descerebradas e com muita bofunfa para pagar uma conta telefônica, (além de não ter praticamente nada para fazer) conseguiam colocar na primeira posição do Disk por dois a três meses consecutivos algum clipe dos “Backstreet Boys”, sendo revezado por algum clipe do “N’SYNC” (não sei nem se escrevi certo), ou do “Five”. Foi quando perdi a graça de assistir ao Disk e ao Top Vinte por estarem previsíveis demais.
De 2001 a 2003 pude ser considerado um verdadeiro MTviciado, Amava assistir ao Supernova com o Marcos Mion e a Didi enquanto fazia o dever de casa ou algum desenho. E por falar em Marcos Mion, não poderia deixar de falar do Piores Clipes do Mundo. Foi uma época áurea da emissora para mim. Podia conversar com colegas de escola e amigos sobre os programas sem precisar me sentir um alienado por assisti-los.
Quanto aos desenhos muito loucos que a Mãe Diná se refere nas propagandas que anunciam a nova MTV, me lembro de assistir alguns episódios de “Aeon Flux” com a mosca sendo apreendida pelos cílios da moça e outros desenhos um tanto adultos para a minha idade naquela época como “O Cabeção” e “The Maxx”.
Minha relação com a MTV começou a oscilar a partir de 2004 quando a emissora começou a dar valor para modinhas e ao contratar pessoas sem personalidade para serem VJ’s. Pensei que ao deixar de assistir alguns programas, a falta de audiência faria a direção consertar seus “erros”, mas a situação só foi piorando. Em 2006 foi feito algo no Disk que para mim foi a gota d’água. Ter trocado a Carla Lamarca pelas gêmeas medíocres do K-Sis foi a pior coisa que poderia ter acontecido. Até hoje acho que o Disk deixou de existir por culpa delas.
Nessa mesma época e até meados de 2007 eu gostava de assistir também ao “Ya Dog” com a Luisa Micheletti, “Vídeo Clash”, “Cliperama” e “Top Top”. De 2008 em diante passei a assistir a MTV somente em ocasiões especiais. A mudança ocorrida nesse tempo em que deixou a música de lado e trouxe vários fenômenos de Internet vazios, sem graça e sem talento para mim era algo totalmente descartável. Até mesmo o VMB ficou algo completamente previsível. A resposta pelos bebês do Restart terem sido vaiados na premiação se deve ao mesmo fato que mencionei a respeito das Boy Bands. Patricinhas sem ter o que fazer e com uma internet muito rápida que provavelmente ficaram horas e mais horas lá votando. Talvez se o VMB aceitasse apenas um voto por IP nada disso ocorreria e a votação seria realmente democrática.
Alguns culpam o You Tube pela derrocada da MTV, mas para mim se essa fosse realmente a causa, não existiria mais o canal Record News, já que na internet temos notícias em tempo real sendo atualizadas muito mais rápido do que nos telejornais. O mesmo se pode dizer de tantas outras emissoras e suas atrações. Pra ser honesto acho que o fator predominante para a mudança drástica na MTV foi a simples necessidade de fazer dinheiro e acompanhar ao modismo de filhinhos de papai que tem dinheiro suficiente para mandar e desmandar. Eu serei uma das pessoas que não acompanhará a MTV nessa nova fase. Se o problema fosse simplesmente a Internet, não teriam porque despedir praticamente todos os apresentadores.
Fico triste sim, não pela MTV ter ido para a TV á cabo, mas pelo fim de uma era que urrou muito para se manter e não deu conta do recado. Fico triste porque ficou evidente que a programação de uma emissora que já foi tão autentica não voltará a seus tempos áureos (e conservadores) e que preferiu deixar seus espectadores mais fieis para acompanhar uma modinha efêmera.
Sentirei saudade de programas e Vj’s tão memoráveis quanto Soninha Francine, Cazé Peçanha, Chris Couto, Chris Nicklas, Luiz Thunderbird, Sabrina Parlatore, Marina Person, Penélope Nova, João Gordo, Gastão Moreira, Levy, Marcos Mion, Didi Wagner, Edgard Piccoli, Fábio Massari, Silvinha Faro,  Max Fivelinha, Sarah Oliveira, Léo Madeira, Rafael Losso, Felipe Solari, André Vasco, Luisa Micheletti e Carla Lamarca. E também dos antigos que não cheguei a acompanhar, Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Maria Paula, Marcio Garcia, Otaviano Costa, Rodrigo “P-Funk” Brandão e Zeca Camargo. Não sei se esqueci de alguém, mas acredito que essa galera mencionada foi que ajudou a formar uma MTV que realmente valesse a pena ser assistida e que eu tive a oportunidade de ver. Agora só me restam as fitas VHS que gravei de programas direcionados as minhas bandas favoritas, mas infelizmente também não posso vê-las porque meu Vídeo Cassete não funciona mais.

 
Abertura de Aeon Flux
 Propaganda de "O Cabeção"

Trecho de Garganta e Torcicolo
Vou sentir falta dessa galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário