segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Cavaleiros do Zodíaco


Na verdade essa história dispensa apresentações, então irei direto ao ponto. No ano de 1994 estreou no Brasil um desenho que de forma despretensiosa virou um sucesso estrondoso, estava no ar o desenho "Os Cavaleiros do Zodíaco", sendo transmitido pela lendária e extinta Rede Manchete. O desenho é baseado na mitologia grega e graças a ele, muitos brasileiros abriram seus olhos para as produções japonesas, mas não é apenas a mitologia grega o atrativo do desenho, nem mesmo as batalhas e poderes, mas os próprios personagens que são muito bem criados.
O fato de serem jovens órfãos faz com que eles possam contar apenas com a amizade uns dos outros. Amizade essa que chega a ser tão forte e verdadeira que os faz cometerem sacrifícios uns pelos outros. Shiryu de dragão, por exemplo, sacrificou a própria visão para salvar os amigos que foram transformados em pedra graças ao escudo da Medusa. Amizade essa que fez Shun usar seu corpo para aquecer o corpo congelado de Hyoga (e na época que isso aconteceu, muitos o julgaram dizendo que ele é homossexual por terem tido a impressão de vê-lo beijando Hyoga na boca, quando na verdade isso nem mesmo chegou a ser mostrado).
Na época, o desenho se tornou o favorito de uma legião de fãs e realmente era demais se sentar em frente à TV para acompanhar as difíceis batalhas, episódio após episódio (as casas de ouro que o diga), mas enfim, na primeira vez que o desenho passou aqui no Brasil, eu não dei tanta confiança assim. Apenas na terceira vez que ele reprisou (o primeiro lote de episódios passava até o segundo episódio da casa de Leão e ao fim vinha um anuncio dizendo que os episódios inéditos iniciariam após três meses) foi que comecei a me interessar e foi o fato de Shiryu ter sacrificado sua visão pelos amigos que me chamou atenção, eu achei aquilo um ato marcante, não se vê uma coisa dessa todos os dias.
Mas Cavaleiros foi um marco em todos os sentidos. Graças a ele os fãs descobriram que esse gênero de desenho é popularmente classificado como Anime lá no Japão, graças a ele também outras produções japonesas ganharam força para vir para o Brasil (e olha que antes dele, Changeman, Jaspion e Flashman, já mostravam o quanto os japas são talentosos). A Rede Manchete era quem mais dava valor para as produções japonesas e não era pelo fato dos brinquedos e produtos relacionados às séries venderem bem ou renderem audiência não, era simplesmente pelo prazer de trazer coisas novas para cá, mas infelizmente a Rede Manchete faliu após a morte de Adolpho Block e muitas séries foram esquecidas e outras trazidas simplesmente por marketing. Mas os Cavaleiros nunca foram esquecidos e quando achávamos que nenhuma novidade sobre eles poderia aparecer, a Conrad editora trouxe o mangá dos defensores de Athena, que trazia em alguns pontos acontecimentos diferentes do Anime. E esse foi o grande primeiro retorno dos Cavaleiros.
Em 2003 lá no Japão começaram a ser produzidos os episódios da saga de Hades, inédita em Anime, o que deixou muitos fãs aqui do Brasil bastante empolgados. Após os episódios da saga de Hades, ainda foi produzido um filme “Prólogo do céu” e ainda não parou por aí. Também foram produzidos o mangá do episódio G, que conta acontecimentos de 13 anos antes dos cavaleiros de bronze surgirem e atualmente está sendo produzido no Japão a série do Lost Canvas. Não irei me aprofundar muito sobre as demais produções, mas deixo registrado aqui que Os Cavaleiros do Zodíaco merece toda atenção que recebe, de longe ele é meu Anime preferido correndo de forma igual com YuYu Hakusho (falarei deste em outra postagem). Resta para nós fãs esperar pela produção da tão sonhada Saga de Zeus. Para não me empolgar muito, acho melhor terminar por aqui. Pode sentir o cosmo queimando em seu interior?

Um comentário:

  1. haaa i sim so agora torce pela saga de zeus podera ser a melhor !!!!
    vc esta sentindo o cosmo

    ResponderExcluir