sábado, 6 de agosto de 2011

Soul Love (À noite o Céu é perfeito)

Jenna Hudson viu sua vida virar de cabeça para baixo após ser expulsa de sua escola em Londres. Como punição, sua mãe a levou para passar uns tempos em Netherby, na casa de sua tia Sarah. Ao chegar a pacata cidade, Jenna se sentiu “superior” aos moradores de lá, achando tudo tedioso. Ela então conhece Charlie e Freddie, dois irmãos que possuem uma banda anti-folk, além de conhecer Gabriel, o garoto que viria se tornar seu grande amor e Cléa, uma garota que sempre está ao lado de Gabe, mostrando ser mais intima do que uma simples amiga.
Jenna sente uma forte pressão ao ter que guardar para si mesma o grande segredo que a levou a ser expulsa de seu antigo colégio e acredita que Mia, sua melhor amiga esclarecerá tudo em breve. Porém ela acaba se envolvendo demais com as pessoas e com a própria cidade de Netherby. Ela começa a trabalhar na livraria de Sarah e começa a se relacionar com Gabe de forma mais intima.
Mas não é apenas a própria Jenna que possui seus “segredos”, Gabe também esconde algo que nunca passou pela cabeça de Jenna. A relação entre os dois cresce muito porque ambos se sentem livres juntos, chegando a sentir confiança suficiente para se abrirem um com o outro. Será que o grande segredo que eles carregam consigo irá impedir o amor de florescer? Somente lendo para saber.
Na verdade eu pretendia postar outra resenha de livro, mas acontece que Soul Love é um livro bastante interessante que me tocou muito. Não é um romance óbvio de dois adolescentes que chega a nos dar náuseas de tão meloso. Também não é um romance comum de um casal Britânico. Soul Love tem uma boa desenvoltura e consegue prender a atenção do leitor. Jenna é uma boa personagem. No início temos a impressão de que ela é uma garota rebelde que anda do lado errado dos trilhos, mas depois de um tempo lendo, se percebe que ela é apenas imatura e possui uma fidelidade gigantesca a seus “amigos” de Londres. Porém ela passa por um amadurecimento progressivo que é facilmente notado pelo leitor.
Aliás, todos os personagens são bons, tendo cada um sua própria característica. O que faz a história não ficar centrada apenas em Jenna. Também é mostrado o relacionamento conturbado entre Sarah e Kai, a banda de anti-folk de Charlie e Freddie, a amizade de Jullius e Ava por Sarah, o relacionamento curioso entre Cléa e Gabe e também as mudanças de comportamento repentinas de Gabe. Gabriel mostra a Jenna a beleza de um Céu noturno e todo estrelado, mas não quer que ninguém saiba do relacionamento entre os dois, apesar de viver momentos especiais ao lado Jenna.
Eu pessoalmente esperava que o segredo de Jenna fosse revelado apenas no fim do livro e que fosse feito por Cléa, mas isso acontece de maneira totalmente inesperada no meio. Quando isso acontece, Gabe revela seu grande segredo também para mostrar a Jenna que o problema dela é algo que pode ser resolvido facilmente. No momento que Gabe revela seu segredo, senti como se alguém tivesse me dado um soco na nuca, isso porque a história não deixa furos que nos fazem desconfiar da verdade. A partir dessa revelação comecei a ver toda a história com mais delicadeza e me senti preso à leitura para saber como tudo acabaria, já que a história é cheia de surpresas.
A partir desse ponto Jenna começa a perceber seus próprios erros e percebe que seus “amigos” de Londres não foram nem tão honestos nem tão companheiros com ela que se manteve fiel a eles, chegando a arcar por consequências das quais não deveria. O que mostra que nem tudo foi ruim com a ida dela para Netherby. Se isso não tivesse acontecido, ela não teria conhecido Gabe e não teria amadurecido tanto.
De verdade, eu não esperava tanto desse livro quando comecei a lê-lo. Primeiro porque achava que essa Jenna seria igual a de “A borboleta Tatuada”. Não que aquela Jenna seja ruim, eu também gosto muito dela (mais um livro que me surpreendeu bastante e que ainda ganhará resenha aqui), mas pela impressão na qual fiquei ao ler a sinopse do livro. Segundo porque eu procurava por um romance saudável e sem exageros. Terceiro porque quando lemos um livro gringo, não podemos nos esquecer de que é algo que segue uma cultura diferente da retratada em livros nacionais. O resultado por ter lido esse livro foi surpreendente para mim, por isso eu o recomendo por vários motivos, além dos já citados.  Ele possui vários elementos na história, não é um livro cheio de clichês e é uma trama cheia de surpresas, além de ser inovador.

3 comentários:

  1. oooooi :D Tudo bem?
    Adorei a resenha, quero muito ler Soul Love, ele ta na minha lista de desejados a séculos! haoihaoiha

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. GENTE, EU SOU LOUCA COM ESSE LIVRO. PRA MIM É O MELHOR DE TODOS. ESSE É UM DOS ÚNICOS, SE NÃO FOR O ÚNICO QUE VOU RELER ATÉ DECORAR CADA PÁGINA.
    PARABÉNS PELA RESENHA E PELO BLOG.

    BEIJOS.
    http://luzcameraacaoecorta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro a muuuiiito tempo e ADOREI. Eu também não dava nada por ele no inicio, queria só algo para passar meu tempo livre,mas esse livro me surpreendeu.
    Ótima resenha.
    =D

    ResponderExcluir