sábado, 9 de julho de 2011

Crescer é perigoso

Gustavo é um garoto de quinze anos que acredita ser bastante azarado. Usa óculos, tem espinhas e ainda é um sansei (neto de japoneses), ele começa a escrever tudo o que sente em um caderno e reluta em dizer que não é um diário (pois diário é coisa de menininha). Nesse diário, ops caderno, ele se sente livre para escrever tudo o que sente e acontece em seu dia-dia. Junto de dois colegas de escola ele começa a planejar a festa de aniversário que comemorará o aniversário dos três de uma só vez, já que eles fazem aniversário em dias próximos um do outro.
A ideia deles é fazer uma festa de arromba inesquecível, o problema é conseguir todo o necessário para isso, incluindo dinheiro. Em meio à preocupação com essa festa, Gustavo enfrenta dilemas familiares e tenta conquistar Cláudia, sua paixão secreta. Ao fim ele acaba entendendo o quanto sua família e seus amigos são importantes para ele, isso porque ele vê que Cláudia não é bem a garota que ele imaginava ser.
Essa é a primeira obra que Márcia kupstas publicou. Vencedor do Prêmio Mercedes-Bens de Literatura Juvenil em 1988 na categoria Revelação, Crescer é Perigoso é um livro bem interessante não por ser premiado, mas por narrar bem alguns acontecimentos na vida de um adolescente e apesar de Márcia Kupstas ser mulher, alguns trechos do livro parecem ser escritos por um homem. Leitura recomendada de verdade.

2 comentários:

  1. Fico feliz em fazer um comentário sobre este livro, confirmando o quanto ele é interessante, porque este foi o primeiro livre que li, quando tinha 11 anos, cursava a 5º série... Hoje sou Padre e apesar de ter lido tantas obras, não esqueci aquele que marcou por se tratar de trechos que marcam a vida de um adolescente... vale apena!

    ResponderExcluir

  2. Nossa esse livro e otimo. Quando li eu já tinha 19 anos peguei da prateleira da casa de um grande amigo meu, esse livro me levou de volta aos meus 15 anos apesar de não ser japones fiquei fascinado pelo livro . Tenho guardado ate hoje o livro .

    ResponderExcluir