sábado, 3 de setembro de 2011

Nevermind 20 anos

Esse mês o álbum mais conhecido e escutado do Nirvana completará vinte anos. Eu sei que já fiz uma postagem dele aqui, mas o Nirvana é tão foda, mas tão foda que merece mais essa postagem. Há dez anos uma amiga minha me deu uma reportagem de um jornal que comemorava os dez anos de Nevermind, todos estão fartos de escutar histórias sobre esse álbum histórico e por isso farei algo que pode até não ser tão inovador assim, mas que valerá a pena ser lido. É um pequeno faixa a faixa do álbum contando algumas breves curiosidades sobre ele. Então lá vai.
“Smells like teen spirit”: Foi a música responsável em alavancar a carreira dos músicos da banda. Kurt mexeu bastante tanto no arranjo quanto na letra dessa música até ela ficar com a cara que nós conhecemos. A primeira versão dela por exemplo, tem seis minutos e pouco de duração e tem uma melodia vocal semelhante a "Drain You". De resto essa música dispensa apresentações e comentários.
“In Bloom”: Foi a primeira música a ser gravada na sessão oficial de Nevermind. Antes do Nirvana migrar de gravadora, da Sub-Pop para a Geffen, eles gravaram algumas música do álbum que na verdade deveria ser da gravadora Sub-Pop. Rumores dizem que Kurt compôs “In Bloom” inspirado em um amigo, mas isso não é oficial.
“Come as You are”: O Nirvana foi acusado de plágio pela banda Killing Joke, mas a acusação foi retirada após Kurt confessar sua admiração pela banda e assumir o plágio.
“Breed”: Antigamente ela era chamada de “Immodium”, um remédio contra diarreia. Ela já existia há uns três anos antes da gravação de Nevermind, isso pode ser comprovado no álbum “From the muddy Banks of the Wishkah”.
“Lithium”: Mais uma música da banda que foi gravada antes da contratação pela Geffen. Na primeira seção de gravação de “Lithium”, Kurt estourou a voz e a gravação teve que ser interrompida.
“Polly”: Foi inspirada em um incidente real no qual uma garota foi sequestrada durante um show de rock. Ela conseguiu escapara do cativeiro. Originalmente “Polly” possui um arranjo diferente do visto em Nevermind. Ao contrário da versão acústica, ela possui fortes distorções de guitarra.
“Territorial Pissings”: Uma música anti machismo à lá Kurt Cobain.
“Drain You”: Música de amor que fala de maneira envolvente sobre uma relação. Ela possui cinco linhas de guitarra com volumes e efeitos diferentes na versão de Nevermind.
“Lounge Act”: Na versão demo dela dá para perceber as modificações que Kurt fez até chegar ao resultado final. Para começar, na versão demo Kurt não canta a parte final da música berrando.
“Stay away”: Originalmente era conhecida como “Pay To Play” e chegou até a ser gravada com esse nome.
“On a plain”: Quando o vídeo “Live tonight sold out” foi relançado em DVD, eles colocaram como "bônus" a gravação de um ensaio do Nirvana na época das gravações de Nevermind (além dos verdadeiros bônus). A banda estava tocando essa música, que assim como “Lounge Act”, se dá para perceber as modificações sofridas até sua versão final. Esse bônus surge alguns segundos após os créditos finais do vídeo.
“Something in the way”: Essa música possui a já conhecida lenda de que Kurt a compôs embaixo da ponte do rio Wishkah (sim, o mesmo que deu nome ao álbum ao vivo da banda) no período em que “morou” lá, mas isso já foi desmentido.
“Endless nameless”: Esse é o “bônus” de Nevermind. Aproximadamente uns vinte minutos após “Somethingin the way”, surge essa faixa que na verdade é um improviso gerado após tentativas falhas e frustradas de gravar “Lithium” no estúdio. Ela existe apenas nas primeiras prensagens do CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário