sábado, 3 de setembro de 2011

Se Kurt estivesse vivo...


Todos os anos quando completa aniversário de morte de Kurt Cobain, todos ficam especulando o que poderia ter acontecido a ele se ainda estivesse vivo e como ele estaria hoje em dia. Aproveitando a postagem anterior, vou escrever o que eu imagino que poderia ter acontecido, sei que não é aniversário de morte dele, mas vale a curiosidade.
Em 1994, Após ter fugido da clínica naquele fatídico mês de Abril, Kurt teria sumido por uns dias a espera do lançamento de “Live through this”, álbum da banda de sua mulher Courtney Love e se entregaria novamente a clínica de reabilitação sob a alegação de que não queria desviar as atenções do lançamento do álbum do Hole. Sobre as especulações de ele ter composto maior parte desse álbum, ele teria reagido de maneira natural e assumiria que ajudou na composição, mas não o fez sozinho.
Mais para o fim de 1994, Kurt se reuniria com a banda para gravar um último álbum, que traria músicas novas e outras mais antigas como ocorreu em “In Utero”. O carro chefe desse álbum seria “You know you’re right” e  o álbum contaria também com regravações de músicas como “Blandest” e “Sappy”. Após uma turbulenta turnê e a gravação de um ou dois clipes, o Nirvana encerraria suas atividades.
Em 1995 Dave Grohl e Krist Novoselic seguiriam o caminho que seguiram. O Foo Fighters seria iniciado e Krist seguiria carreira política. Já Kurt se preocuparia com o futuro que daria a Francis e por isso resolveria se internar em uma clínica de reabilitação para realmente se tratar e ficar completamente limpo de qualquer droga. O tratamento não seria fácil, principalmente com o comportamento compulsivo de Courtney.
Por não conseguir ficar longe do mundo da música, Kurt iria compor material para a gravação de mais um álbum, porém ele faria um som bem diferente do estilo Grunge e se lançaria em carreira solo gravando músicas mais no estilo Folk. O público criticaria, mas Kurt não daria a mínima porque estaria de saco cheio dessa história de Grunge. Após sair da clínica de reabilitação, Kurt gravaria esse álbum solo.
Após um ou dois anos, um segundo álbum solo seria gravado e Kurt ajudaria Courtney na gravação de “Celebrity Skin”, que soaria semelhante ao que ficou, mas com influências mais barulhentas do já desgastado Grunge a pedido de Courtney. Com a invasão de várias bandas visivelmente influenciadas pelo Grunge, Kurt daria a imprensa declarações polêmicas, não contra essas bandas, nem contra Axl Rose, mas contra o Grunge, ao alegar que esse estilo morreu em 1994.
Lá por volta do ano 2000, Kurt se uniria a outros músicos para formar uma nova banda de rock. A banda teria um som completamente diferente do já finado Grunge, seria um som barulhento, porém mais experimental. Algo semelhante ao que o Queens of the Stone Age faz. A crítica aclamaria, mas o público mais uma vez discordaria e a princípio não aceitaria a “nova” banda de Kurt Cobain, mas ele diria que sua nova banda não é o Nirvana, portanto o que valia era o som e não a fama.
O Hole lançaria mais um álbum, porém sem a ajuda de Kurt. Ele tentaria fazer Courtney se internar para se tratar e criar Francis, o que faria o Hole entrar de férias por tempo indeterminado. Em 2004, com os dez anos do fim do Nirvana, Kurt e os demais membros lançariam uma caixa com gravações raras da banda, algo não muito diferente do que ficou “With the lights out”. Kurt lançaria mais um álbum com sua nova banda, dessa vez melhor aceito pelo público. Ele também faria declarações sobre “Chinese Democracy” do Guns n’ roses.
Courtney deixaria de usar drogas assim como o marido e logo lançaria “America’s sweetheart”, o novo álbum do Hole. Após ajudar a mulher e passar um bom tempo com Francis, Kurt faria algumas participações especiais em álbuns de bandas como o Flipper, banda do Krist e o Melvins, banda do Buzz Osborne. Ele também faria parcerias com Jack White e Josh Homme, além de vir para o Brasil junto do Mudhoney. Graças a isso, Kurt faria sua nova banda entrar em um “Hiato”.
Nesse tempo, Kurt se irritaria com os “fantasmas” do passado que insistem em persegui-lo. Ele se sentiria lisonjeado com o fato de terem bandas que ainda são assumidamente seguidoras do Nirvana, mas aconselharia essas bandas a tentarem encontrar um estilo próprio ao invés de copiar algo que teve seu momento de glória. Kurt ficaria longe de premiações como Grammy e VMA, mas ainda assim receberia prêmios pelo reconhecimento da importância de sua obra como musico.
Nas horas vagas ele faria quadros e os leiloaria, com a verba das vendas sendo revertidas para fundações que apoiam jovens com problemas e organizações anti-dogas. Ele também doaria guitarras quebradas da época do Nirvana para leilões que ajudariam vítimas do furacão Katrina a pedido de Krist.
Ele não permitiria o uso de sua imagem no Guitar Hero por imaginar o uso insatisfatório da mesma. No mínimo ele cederia músicas do Nirvana para o jogo e discutiria com Courtney por causa do incidente. Courtney entraria em estúdio com o Hole para gravar “Nobody’s daughter” e após as gravações, Kurt sairia em turnê com a banda da esposa. Ele também não faria objeção ao ver Francis toda tatuada, porque acredita que ela deve seguir seu próprio caminho, mas não aprovaria a filha fumando. Após ser chamado para participar da gravação de uma faixa do álbum “Wasting light” do Foo Fighters ao lado de Krist, Kurt se sentiria inspirado para retornar com sua banda e gravaria um novo e conceituado álbum, que seria lançado no aniversário de vinte anos de “Nevermind”.
E aí, o que acharam da minha versão de como Kurt estaria se não estivesse se suicidado? Se gostaram ou não, comentem. Deixo postado abaixo vídeos bem interessantes que encontrei na Net. São bandas que como diria Kurt, “chuparam” o Nirvana. Não sei se foi uma espécie de homenagem ou realmente foram influenciadas pelo Nirvana, mas vale a pena ver e ouvir pela curiosidade. A primeira eu descobri há mais tempo, é o Stiff Woodies (mesmo nome de um projeto de 1986 formado por Krist Novoselic e Buzz Osborne), que tem músicas próprias e toca algumas covers de Nirvana. Essa banda atualmente mudou de nome para, Treetones. Já a segunda eu encontrei por acaso. Não sei nem mesmo o nome da banda, mas a música ficou bem legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário