sábado, 3 de setembro de 2011

Os seis e o mistério dos penhascos

Zé Luís, Marilene (Foguinho), Dudu, Beto-Ferrugem, Anete (Doutora sabe tudo) e Dudu são cinco crianças que fazem parte da SS6 (Sociedade Secreta dos Seis), para completar o grupo tem o cãozinho Saci. Juntos os amigos vivem aventuras incríveis, como a que eles viveram na mina de cobre enquanto brincavam pelos arredores das fazendas onde moram. Zé Luís foi quem encontrou primeiro o rastro de mistério que rondava no local.
Enquanto investigavam o que havia acontecido, os seis amigos encontram várias pessoas suspeitas e com o cair da noite eles vão se envolvendo mais na tremenda confusão que se formara. Com a ajuda das cinco crianças e do cãozinho, perigosos contrabandistas são pegos, mas antes disso acontecer, eles passaram por vários apuros.
Essa é a aventura que abre a coleção de livros da série “Os Seis”, escritos por Hélio do Soveral. Ele escreveu essa coleção usando o pseudônimo de Irani de Castro. Ao todo são dezenove títulos e cada título trás uma nova aventura do grupo de amigos da SS6. Muitos não devem conhecer essa série porque ela é bastante “velhinha” e não é mais tão facilmente encontrada (a não ser em Sebos). O primeiro livro da série, por exemplo, foi publicado em 1975. O que me chamou atenção nessa série foi o formato dos livros por ele ser menor que o convencional. São os tradicionais livros de bolso com o tamanho10x15cm. Quando peguei esse livro na biblioteca do meu serviço, tive a ligeira impressão de estar pegando um mangá. Na época lembro-me de tê-lo pego apenas por curiosidade.
Já faz um tempinho que o li e confesso que no início estranhei um pouco, mas a história contida nele é bastante interessante e envolvente. A trama se tece muito bem e a ação é bastante constante. Outro fator interessante a ser citado, é o clima que a história carrega. Por ser uma história passada longe do centro urbano de alguma grande metrópole, o leitor se transporta para junto dos personagens e chega a imaginar os locais com facilidade. Os próprios personagens demonstram sua fértil imaginação ao mostrar toda fidelidade que eles possuem em não revelarem para ninguém o fato de eles participam de uma “organização super secreta”. Tudo isso nos faz embarcar no clima da história.
Por isso não se engane e nem se sinta intimidado(a). Apesar de esse livro ser antigo, ele é muito bom mesmo. Eu o devorei em um só dia. Se alguém se interessar em livros antigos, pode procurar essa coleção sem medo. Não cheguei a ler os demais livros da coleção, mas acredito que todos devem carregar a mesma essência do primeiro. Recomendo.

Um comentário:

  1. Fez parte da minha infãncia.
    Na época comprei todos.
    Adorava.
    Doei para a Biblioteca municipal Origenes Lessa de Lençóis Paulista-SP, minha terra natal.

    ResponderExcluir